Especial Dia do Macarrão: dicas para fazer sua massa em casa

Publicado por em 25/10/2013

Se toda coisa boa merece uma data especial, o macarrão não poderia ficar de fora! Hoje, dia 25 de outubro, é comemorado mundialmente o Dia do Macarrão! A data surgiu em 1995, durante o I Congresso Mundial da Pasta (imagine que sonho).

E pra marcar essa data linda, nosso amigo e chefe da Fatto A Mano Pastifício, Flávio Fontana, nos ensinou a fazer uma massa caseira de um jeito simples e bem prático.

Separe os ingredientes:

  • 1/2 kilo de semolina de trigo
  • 4 ovos
  • Água

Misture a semolina e os ovos com um garfo até dar a “pega”. Aí coloque a mão na massa! Vá colocando água beeem aos pouquinhos, conforme o gosto. O ponto da massa chega quando ela solta da sua mão.

Deixe e a massa descansar por 10 minutinhos e depois abra-a com o rolo, até deixá-la beeem fininha. Corte as beiradas da massa formando um retângulo e devolva as sobras para o restante da massa.

Enrole a massa como um rocambole e corte tirinhas de acordo com a espessura de sua preferência.

Coloque a massa na água fervente com sal (o chefe nos lembra que não precisa colocar óleo). Por ser caseira, a massa cozinha bem mais rápido, de 2 a 3 minutos. Fique atento para não passar do ponto.

Para checar se está bom, pegue uma peneira e casse uma tirinha. Experimente! Tá bom? Tá pronto! Sirva com o molho de sua preferência!

Esse bolonhesa é “segredo da família”, disse o chefe Flávio. Quem sabe na próxima data ele não revela pra gente?

Atenção: as informações, promoções e preços descritos referem-se a data da publicação e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

10 Comentários para “Especial Dia do Macarrão: dicas para fazer sua massa em casa”

  1. A massa deles é tão boa que sempre que vou a Londrina trago pra Curitiba! A família fica na expectativa!
    Os molhos são uma atração a parte. Recomendo o sugo!
    È meraviglioso!!!!

    Responder

Responder