Anthony Bourdain: conheça o trabalho do chef, escritor e apresentador

O mundo hoje perdeu um cara fantástico. Anthony Bourdain, de 61 anos, foi encontrado morto em um quarto de hotel na França, enquanto gravava mais um epsódio de “Parts Unknown”, programa no qual ele viajava para várias partes do mundo e mostrava as culturas culinárias de cada local.

Anthony Bourdain no Vietnã. Foto: Parts Unknow / Medium.

Bourdain era chef, apresentador de programas de tv, um escritor fenomenal e um exímio contador de histórias. Um cara autêntico, com uma personalidade excêntrica e que não tinha vergonha de assumir o que já havia feito de errado ou não. Mais do que isso, Bourdain usava a sua história para inspirar e nos mostrar o quanto todos os momentos, por mais que fugazes, são dignos de serem compartilhados. Assistir a um programa ou documentário produzido por ele ou ler um de seus diversos livros era como conversar com um amigo que tem coisas interessantes e diferentes para contar.

Nosso trabalho, direta ou indiretamente, é influenciado por tudo que ele fez pela gastronomia no mundo. Ele revolucionou a maneira como as pessoas comem fora de casa – mostrou a realidade nua e crua do que acontece dentro das cozinhas dos restaurantes e consequentemente valorizou a classe. Mostrou culturas, hábitos e pessoas através da comida.

Estamos profundamente tristes. Nossa missão é que o bom trabalho feito por ele continue norteando os nossos passos. E quem sabe os seus também.

Conheça mais sobre o trabalho de Anthony Bourdain: 

Livros

Começando pelos livros, o primeiro best seller do autor, Cozinha Confidencial – Kitchen Confidential (2000), é o livro definitivo para quem deseja seguir a carreira de chef. Nele, Bourdain escancara a realidade, por vezes cruel, dos bastidores de cozinhas profissionais de todo o mundo. Sempre de forma autêntica e com uma narravita envolvente, o autor conta segredos e minúcias sobre a vida das pessoas que trabalham na cozinha. Muito dos grandes cozinheiros de hoje foram influenciados pelo mesmo.

Também vale a pena dar uma lida nestes outros títulos: A Cook´s Tour (2001); Maus Bocados; Ao Ponto (2011).

Na televisão

Para quem gosta de comer, viajar nunca mais foi a mesma coisa. Bourdain mostrou para o mundo que existe todo um universo a ser explorado, que vai além dos restaurantes estrelados e chefs renomados. Em seu primeiro programa de TV, A Cook’s Tour, o chef visitava países muitas vezes antes não explorados pela mídia e mostrava a cozinha local de uma maneira fascinante.

Logo após o Cook´s Tour, Bourdain começou a produzir o No Reservations, no qual era recebido por locais em diversas cidades do mundo. Astros do punk, cozinheiros famosos, pescadores e quem mais gostasse de comer ou cozinhar. Durante o programa, esteve no Brasil recepcionado por Rosa Moraes e pelo chef Jun Sakamoto, onde visitou o Mercadão Municipal de São Paulo, foi até a praia de Ilhabela, a um ensaio de escola de samba e provou quitutes típicos da nossa comida de rua. Em outra ocasião, visitou o Rio Amazonas, começando por Belém, e mostrou para o mundo coisas que muitas vezes nem nós brasileiros conhecemos.

Já em 2013, o chef começou a apresentar o programa Parts Unknown, onde retornou a diversos países, visitando locais que ainda não haviam sido mostrados. Durante a temporada de Parts Unknown no Brasil comeu acarajé, tomou caipirinha e se deliciou com clássicos da cozinha mineira, como o feijão tropeiro.

Documentários

Além de seus programas, Anthony também produzia documentários. O Mind of a Chef é uma série que traz a sintonia perfeita entre música, imagem e conteúdo, conseguindo deixar a gente hipnotizado não só pela qualidade do foodporn, mas também pela forma como mostra o universo de cada chef e as receitas do dia a dia.

Um dos últimos documentários que ajudou a produzir foi o Wasted! The story of food waste, onde grandes nomes da cozinha mundial se reúnem para debater (e procurar uma solução) sobre o problema da quantidade de alimentos que é desperdiçada no mundo.

Confira mais sobre o trabalho dele aqui.

Atenção: as informações, promoções e preços descritos referem-se a data da publicação e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Publicado por